Rio de Janeiro | Vitória - ES
contato@cursomarca.com
(21) 96436‑4989

Por que começar a usar a computação na nuvem?

Por que começar a usar a computação na nuvem? Já aconteceu de você estar digitando o trabalho mais importante da sua vida no Microsoft Word e seu computador travar? Ou pior: a luz acabar e você perceber que não salvou o arquivo? Pois bem, agora irei te apresentar alguns serviços que podem te salvar. Conheça agora a Computação na Nuvem, ou em inglês Cloud Computing.

Mas onde encontro essa tal de nuvem?

Sabe quando você está escutando musica pelo Spotify? Então, você esta usando o aplicativo
do Spotify em seu celular – ou computador -, conectado à internet, acessando os servidores da empresa através do aplicativo para poder ouvir suas músicas preferidas. Isso também funciona com a Netflix; você paga uma tarifa mensal e ela disponibiliza para você via internet infinitas filmes, series e documentários. Você não possui todos os um milhão de filmes da Netflix no seu computador e não tem baixada todas as milhões de musicas do Spotify no seu celular, até porquê um computador comum para o usuário final não tem espaço para obter tantos arquivos assim. Esta é a nuvem, você consegue acessar aos servidores oferecidos pela empresa (servisos) de qualquer lugar do mundo facilmente. Nos oferendo mais e mais recursos via internet de forma rápida e cada vez mais segura.

A Cloud Computing também está ajudando a reduzir gastos para pequenas e grandes
empresas. Por conta da maioria dos dos serviços da nuvem serem SaaS (Software as a Service) livres,
as empresas não precisam comprar programas para instalar em seus micros, podendo então em vez de
aquirir o Pacote Office, optar pelo OneDrive ou então usar o Google Drive para escrever seus
documentos com o Google Docs, criar e editar planilhas com o Google Planilhas e criar apresentações de slides com o Google Apresentações. Todos esses serviços são oferecidos de forma gratuita para todos os usuários Google com 15GB gratuitos. Com o Google Driver você também pode fazer backup de videos, fotos e todos os tipos de arquivos que você quiser. Graças aos serviços da Nuvem, também não precisamos gastar tanto dinheiro com hardware, já que temos desde editores de textos até o photoshop.

O que são Saas, PaaS e IaaS?

SaaS – Sofware a as Service

Em português Software como Serviço. Um exemplo dele já citado no texto acima é o Google Docs, onde oferece um “software” de edição de texto online.

PaaS – Plataform a as Service

Em português Plataforma como Serviço são empresas que desenvolvem sites que ajudam na criação de outros serviços, como por exemplo a Fabrica de Aplicativos que é uma plataforma online que te ensina a criar aplicativos sem você saber nada de programação de forma gratuita.

IaaS – Infraestrutura como Serviço

Um exemplo muito simples de IaaS é por exemplo a própria Hospedagem da KingHost, que oferece toda a infraestrutura de servidores onde possamos estar hospedando os nossos sites, sistemas inclusive nossos próprios SaaS e PaaS.

O Curso Marca possui em sua grade um ótimo Curso de Desenvolvimento de Sites e Sistemas Web. Aprenda a criar o seu próprio SaaS, Paas e Iass. Aprenda como na prática clicando aqui.

Serviços gratuitos disponíveis

Para substituir o Pacote Office

Google Docs – crie documentos profissionais

Google Planilha – crie planilhas facilmente

Google Apresentações – crie apresentações para empresas online

Para editar imagens

Photoshop Online

CorelDraw Online

Figma – prototipagem online

 

Faltou algum? Deixe a sua sugestão nos comentários!


1 comentário
Curso manutenção de celular
Comentou em 18/06/20

Olá aqui é a Sonia Martins, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.


Notice: Undefined variable: aria_req in /home/cursomarca/www/wp-content/themes/cursomarca2020/comments.php on line 32

Notice: Undefined variable: aria_req in /home/cursomarca/www/wp-content/themes/cursomarca2020/comments.php on line 37
Escreva sua resposta

Seu e-mail não será publicado.

*
*