Rio de Janeiro | Vitória - ES
contato@cursomarca.com
(21) 96436‑4989

Estudando na quarentena: um desafio possível

Homem negro estudando na quarentena

Não é preciso ser autodidata para estudar sozinho, apesar de as condições atuais, por vezes, nos deixarem sem motivação e com medo do futuro – um tanto incerto. Pensando bem, que futuro é planejado como esperamos? Aprender a seguir o fluxo do rio é a resposta. Se você chegou até aqui, prepare-se: Pode ser que este post te comprove isso. 

Primeiro de tudo, por que procrastinamos? Ou melhor, o que significa procrastinar? Segundo Oxford Languages, procrastinar significa transferir para outro dia ou deixar para depois; adiar, delongar, postergar, protrair. Procrastinamos porque nosso cérebro funciona assim, não é que você seja totalmente preguiçoso ou preguiçosa. O cérebro opta por processar tarefas concretas e que podem ser solucionadas imediatamente, ou seja: O medo do desconhecido tem, em parte, razão cerebral.

Como começamos a quebrar o ciclo que nos leva a zonas de conforto? Citaremos alguns passos a seguir:

Siga rotinas

Rotina

O grande erro das pessoas é se entregar aos dias como se eles não tivessem objetivos a serem feitos. O que acontece é que o cérebro entende que você não vai fazer nada durante os dias em que teve de parar seus planos, e você se vê em sua zona de conforto, fazendo tudo, menos estudando. Finja que seus dias são dias importantes e cheios de tarefas, se arrume se isso lhe ajudar. Crie um cronograma do que irá fazer, com as pausas como recompensa. 

Defina um local para estudar

Local de estudo

De fato, se você escolhe ou não tem um lugar apropriado para estudos, sem distrações, você já sabe o final dessa história. Dê preferência a um lugar em que ninguém possa te atrapalhar. Se sua casa está próxima a locais barulhentos, experimente colocar músicas para estudos, feitas com hertz ou frequências que possibilitam para que a mente fique focada.   

Equilíbrio é tudo

Muita água durante pausas e boa alimentação são tarefas importantes a serem colocadas em seus estudos.

Não se esqueça de seus amigos 

Fale com seus amigos

Não é porque você está de quarentena que você pode deixar seus amigos de lado. Os amigos podem te incentivar nos estudos e você nos estudos deles: Vocês podem criar um grupo de estudos nas plataformas de conversação, de forma que criem metas e se ajudem em suas dúvidas. 

Use a tecnologia a seu favor 

Google

Não se sinta mal se não consegue entender tudo, a vida não é para ser totalmente entendida. Você, assim como todos, estão aprendendo e lidando com suas próprias experiências. Não entendeu o que está lendo? Pesquise, a internet pode e deve ser sua aliada. 

Por fim, e não menos importante: Busque ajuda fora, não somente dentro de si. Se está se sentindo sozinho (a), depressivo (a) e sem motivação, pode ser que não seja só seu cérebro em ação. Pode ser que você precise buscar além, e a internet mais uma vez está aí para isso. Fazer terapia diante das condições atuais é um ato de amor, então proteja a si e proteja seu futuro, esses são os desejos sinceros da nossa equipe!


Escreva sua resposta

Seu e-mail não será publicado.

*
*