Rio de Janeiro | Vitória - ES
contato@cursomarca.com
(21) 96436‑4989

5 Regras para criar uma logo

Precisando criar uma logo? Veio ao lugar certo, pois é grande o crescimento de micro empreendedores. E com isso vem a necessidade de se ter uma boa identidade visual, afinal de contas, com o mercado atual e as mídias digitais, quanto melhor for o visual do seu negócio mais chances de sucesso você terá.

O Curso Marca preparou neste post 5 regrinhas que se você seguir com cautela, irá desenvolver uma logo exatamente da forma que você precisa. Com a cara do seu empreendimento.

Regra 1 – Encontre palavras que definam o seu negócio

A primeira regra na criação de uma logo é pensar exatamente em diversas palavras que definam o seu negócio. E como seria isso? Muio simples, pegue um papel e uma caneta e anote as palavras que fazem sentido com o que você faz. Se tiver dificuldade com as palavras, escolha uma que defina claramente seu negócio e pesquise sinônimos dela. Anote aquelas que descrevem o seu negócio.

Dessa forma, você irá conseguir escolher com mais facilidade as próximas fases que são: a escolha de cores, fontes, símbolos e outros.

Então, mão na massa! Escolha as palavras chaves do seu negócio e anote tudo.

Regra 2 – Escolha a fonte e as cores corretas

A escolha das fontes pode parecer um processo simples que não precisa de muita atenção. Mas quem pensa assim está bem enganado. Uma fonte, diz muito sobre o seu negócio, assim como as cores.

Fontes mais grossas representam mais força, as mais finas são mais delicadas. E claro o formato dela também conta muito, alguns formatos transmitem mais diversão e alegria. Enquanto outros causam uma sensação de seriedade e comprometimento.

Então escolha a fonte com dois objetivos:

  1. A representatividade dela (emoções e sentimentos)
  2.  A colocação dela em outros locais: (Ex.: Fontes muito finas tem menos visibilidade em fundos personalizados.)

Antes de  escolher a cor ou as cores ideais para o seu negócio, vale lembrar que cada cor possui um significado cognitivo na percepção das pessoas. Então, vale dar uma pesquisada sobre o significado das cores, e encontrar aquela que defina o seu negócio.

Regra 3 – Tenha atenção aos símbolos da sua logo

No momento que você tiver em mente as palavras que definem o seu negócio, vai ficar mais fácil encontrar a imagem ideal que irá complementar ou até mesmo destacar a sua logo.

Mas não pense que é só escolher um vetor bonitinho e pronto! A imagem de uma logo é o que mais chama atenção para muitas pessoas que possuem o sentido visual mais aguçado. Então quando você for escolher a imagem que irá definir o seu negócio, lembre-se de escolher para sua logo aquela que realmente a represente.

Aqui vai alguns tópicos importantes no momento da escolha.

  • Encontre um vetor não uma imagem bitmap 
  • Se possível, crie um vetor único 
  • Se for encontrar da internet, encontre um que não tenha direitos autorais
  • Verifique se já existe alguma logo com a imagem semelhante a que você quer
  • Busque referências
  • Escolha uma imagem que possua um significado real para seu negócio

Regra 4 – Escolha um bom programa para confeccionar a logo

A escolha do programa é muito importante. Pois para criar uma logo é necessário utilizar ferramentas de texto, cores, imagens, vetores entre outros.

Se você possui algum curso profissionalizante de designer gráfico vai ser mais fácil. Pois com um curso você fica por dentro das ferramentas mais utilizadas no mercado.

O Curso Marca possui em sua grade um ótimo Curso de Designer Gráfico. Aprenda como criar uma logo na prática clicando aqui.

Regra 5 – Revise tudo e recolha dicas sobre a logo criada

Quando concluir sua criação, mostre ela para outros designers, ou até mesmo amigos e família. Recolha opiniões. Perceba (sem precisar perguntar) como as pessoas estão recebendo cada informação contida na sua logo. Qual a percepção delas ao olhar para sua logo pela primeira vez. E avalie se a sua logo está representando exatamente o que seu negócio representa.

Lebre-se que críticas construtivas sempre são bem vindas para aqueles que buscam crescimento.

É criativo? Se forma já em DESIGNER GRÁFICO! Comece já, estude no Curso Marca!


Escreva sua resposta

Seu e-mail não será publicado.

*
*