Como evitar vírus no Android


O sistema operacional da Google é um alvo fácil para vírus, mas isso só se o usuário for um descuidado. Neste artigo irei dar 5 dias de como evitar vírus em seu Smartphone Android.

1 – Não instale aplicativos que estão fora da Google Play

Quem nunca procurou um jogo burlado para baixar, ou porque não queria comprá-lo ou porque conseguir algum prêmio no game estava demorando demais? Essa ação expõe os seus dados para pessoas que modificaram o código para determinar uma ação não programada pelos desenvolvedores originais do jogo ou aplicativo. uma pessoa mal tendenciosa pode muito bem pegar um aplicativo de música como o Spotify por exemplo retirar a opção do bloqueio de troca de música do aplicativo que vem por padrão no aplicativo da loja, embora ele esteja corrompendo de forma ilegal o código fonte do aplicativo ele estaria entregando a você, usuário, o que você deseja o que é a opção de poder trocar de música quantas vezes você quiser com a conta gratuita. Porém, ele poderia muito bem só retirar esse bloqueio mas também poderia estar inserindo uma linha de comando para capturar tudo que você digita do seu teclado e armazenar em um banco de dados.

Com isso, ele pode armazenar emails e senhas digitados, números de CPFs, cartões de créditos e usar em bem próprio. Por isso vale mais a pena ou adequerir um aplicativo/jogo de forma correta, pois isso pode evitar muita dor de cabeça futuramente.

2 – Não clique em links com títulos tendenciosos

Títulos tendenciosos na maioria das vezes são falsos e voltados para públicos específicos para receber clicks rápidos, ainda mais quando esses links são enviados diretamente para nós em uma rede social, como o WhatsApp por exemplo. Antes de clicarmos em um link é sempre bom analisarmos se ele vem de algum jornal conhecido, como:

Se o link estiver encurtado ou seja não aparecer o nome do site completo, esteja ciente que pode ser uma página falsa, onde esse link irá te redirecionar para um possível script malicioso, mas caso o link tenha alguns desses atributos, saiba que a página pode não causar um malicio em seu telefone, mas a notícia pode ser falsa.

  • .blogspot.com
  • .wordpress.com

Normalmente um site de notícias confiáveis possuem um domínio próprio, como por exemplo o Terra. Seu link é terra.com.br.

Outra questão muito importante é ver se o site possui o certificado SSL, mas o que é isso?

“O Certificado SSL ou Secure Socket Layer é uma tecnologia criada para trazer mais segurança na troca de informações entre um visitante e o servidor que hospeda o site.

O objetivo de um certificado SSL na verdade é impedir que pessoas mal-intencionadas possam capturar informações confidenciais dos usuários, como os dados de acesso na área do cliente em sites de compra ou até mesmo números e senhas dos cartões de crédito.”

SECNET

Mas como você consegue ver esse certificado no site? Muito simples! Ao lado da URL do site que esta aberto, há um cadeado, se ele estiver verde significa que o site é confiável, caso contrário ele estará ou vermelho, ou uma letra i. Normalmente o i diz que o site possui o certificado, porém ele esta inativo ou com seu vencimento expirado.

Site sem certificado

 

Site com certificado.

3 – Limite as permissões dos aplicativos

Normalmente quando baixamos algum aplicativo e o abrimos ele faz uma série de perguntas pedindo permissões para ter acessos a algumas determinadas áreas de nosso celular. Por exemplo, quando instalamos o WhatsApp ele pede acesso a ligação e as mensagens para primeiro verificar se a mensagem de confirmação chegou no celular que esta sendo cadastrado, após isso ele pede a solicitação aos contatos para começarmos a conversar, se você quer mandar uma foto, ele pede acesso a galeria, quando for mandar um áudio ele vai pedir acesso ao microfone. Essa sequencia é normal para o aplicativo do WhatsApp, pois ele pede acesso exatamente aos recursos que serão utilizados pelo programa, mas se por exemplo você baixa um jogo qualquer na loja – ou fora dela, como falamos anteriormente – e ele pede acesso a sua galeria de fotos, contatos e GPS ou qualquer outro recurso por exemplo, algo de estranho tem ai, não? Por que um jogo, onde você irá se entreter iria querer permissões para acessar sua localização? exceto que o jogo necessite desse recurso, não há nada de errado, mas se ele não envolve necessita de nenhum desses recursos para dar continuidade ao jogo, não é preciso que demos permissões a esses itens. Então podemos recusar.

 

Caso você tenha percebido que algum aplicativo que você instalou pediu permissões demais além do necessário e quer retirar as permissões desse app, faça o seguinte passo a passo:

1 – Seguro por 3 segundos o dedo em cima do aplicativo que você quer verificar as permissões

2 – Clique na opção “Permissões”

 

3 – Na próxima página será listada as permissões ativas, se você quiser desativar alguma suspeita, caso ela não coincida com o aplicativo selecionado, basta desativá-la.

 

 

Você pode aprender a criar seus próprios aplicativos e aprender a definir quais serão os requisitos necessitados de utilização para a sua aplicação. O Curso Marca oferece o curso de Tecnologias Avançadas com um módulo específico em Desenvolvimento de Aplicativos. Clique aqui para acessar a grade do curso.


Publicadao em 09/08/19


Escreva sua resposta

Seu e-mail não será publicado.

*
*

logo marca

Faça parte da nossa área vip

Receba por e-mail nossos conteudos em primeira mão